ST 5 DINÂMICA URBANA Análise de dados reais para a aplicação em um modelo configuracional urbano
Decio Bevilacqua
UFRGS
Romulo Celso Krafta
PROPUR-UFRGS
Resumo
A pesquisa, aqui parcialmente reportada, trata do aferimento de limiares existentes
na interação espacial entre a localização de serviços urbanos e potenciais consumidores e seus
efeitos sobre o crescimento da cidade. Para isto, utiliza-se de uma estrutura teórica que trata
de sistemas complexos, a nova geografia econômica e modelos configuracionais urbanos.
Estas teorias conduzem à hipótese de que a localização de serviços urbanos está
condicionada à localização de possíveis consumidores e suas relações espaciais. A interação
existente entre estes gera tensões no sistema urbano que podem ser descritas como duas forças
antagônicas, “centrípetas e centrífugas”, buscando localizações espaciais mais privilegiadas
para seus objetivos.
De acordo com Krafta (2011) estes fenômenos são caracterizados por provocarem
uma dinâmica no sistema que evolui para um “ponto crítico”, sendo este ponto um atrator,
isto é, um estado mais provável da tendência do sistema. Uma vez atingido o estado crítico o
sistema tenderia a permanecer em suas proximidades até fato novo ocorrer, quando então o
sistema passaria a outro estado. O estado crítico seria assim o ponto de transição de fase ou
estado favorável à mudança qualitativa do sistema.