ST 8 Walkability Index como Subsídio Analítico nos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável

  • Monica Cristina Nishikawa Motomura UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Danaê Fernandes Itedes
  • Elisa Roberta Zanon UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Milena Kanashiro UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Os métodos para avaliação de mobilidade urbana geralmente coletam dados de pesquisas de Origem-Destino e, os esforços são direcionados para soluções de capacidade viária. Há a constatação de que, quanto menor o porte do município, maior é o deslocamento de transporte não motorizado - a pé ou de bicicleta. O Walkability Index é um método de sistematização de variáveis do ambiente construído o qual define áreas mais propensas ao caminhar. Portanto, este artigo tem como objetivo principal discutir a mobilidade urbana sustentável na cidade de Cambé-PR, por meio do cotejamento entre os resultados do Walkability Index e da pesquisa de Origem-Destino (OD) integrante do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Na comparação entre os métodos observa-se a complementariedade dos mesmos na sobreposição de fatores objetivos e subjetivos e infere-se questões socioeconômicas, limites e isolamento de regiões, assim como a deficiência do transporte público nos problemas de mobilidade. A pesquisa demonstra o uso do Walkability Index como subsidio analítico e de proposição de estratégias de políticas públicas de mobilidade urbana na macroescala. O alto índice de deslocamento a pé e de bicicleta necessitam de intervenções na microescala. Assim, aponta-se para a necessidade de desenvolver novas metodologias que abordem a inserção do transporte não motorizado, para que as diretrizes estratégicas e operacionais de mobilidade direcionem para uma Politica de Mobilidade Urbana Sustentável, redirecionando a criação de cidades mais saudáveis.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas