ST 5 VULNERABILIDADE SOCIAL E ACESSO A EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA E LAZER NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE – MG
Rodrigo Nunes Ferreira
Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG)
Resumo
As grandes cidades brasileiras vivem diante de um paradoxo: são locais de grande
concentração de atividades econômicas e motores de uma economia crescentemente
globalizada e, ao mesmo tempo, lugares da visibilidade da pobreza e da incompletude da
infraestrutura urbana e social que marca a urbanização brasileira. Como resumido por Matos
(2006), as contradições do processo de urbanização que modelou as grandes cidades brasileira
se manifestam nos mais diversos âmbitos: a cidade é privatizada, segregada e segmentada,
apesar das tentativas de gestão democrática e participativa; é dinâmica, excludente e desigual,
apesar de potencializar o surgimento de novos arranjos institucionais envolvendo novos atores
e práticas inclusivas; é reflexo da flexibilização, precarização e desregulamentação dos
mercados de trabalho e coloca lado a riqueza e a pobreza, apesar de fora dela a segregação e a
pobreza, embora menos visíveis, sejam mais irredutíveis (Matos, 2006, p. 58). É nas grandes
concentrações urbanas que a desigualdade socioespacial no acesso à cidade se manifesta em
toda sua intensidade, seja na amplitude da informalidade e da irregularidade, seja na
distribuição diferenciada da infraestrutura de serviços e equipamentos urbanos de todos os
tipos (Lacerda e Bernadino, 2014).