ST 4 ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO SOCIAL DE GRANDES EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS
Juliana Neves Barros
Instituto de Planejamento Urbano e Regional/UFRJ
Laís Jabace Maia
IPPUR/UFRJ
Resumo
A consolidação de um novo padrão sociotecnico do capital que orientou a
mercantilização de minérios, antes excluídos do processo de valorização capitalista e agora
requeridos pela massa de novos produtos eletrônicos, aliada à difusão em escala mundial do
agronegócio pautado na produção crescente de agroquímicos, resultou na promoção de um boom
minerador nas últimas décadas do século XX e início do século XXI (IBASE, 2011).
Segundo Svampa (2013), na América Latina intensificou-se visivelmente, durante os
últimos anos, a expansão de megaprojetos destinados a controlar a extração e exportação dos
recursos naturais sem maior valor agregado. A esse processo a autora denomina 'Consenso das
Commodities' ressaltando a entrada em uma nova ordem, econômica e político-ideológica,
sustentada pelo boom dos preços internacionais das matérias-primas e bens de consumo mais
exigidos pelos principais países e potências emergentes, que gera vantagens comparativas no
crescimento econômico, mas que produz novas assimetrias e desigualdades profundas nas
sociedades latino-americanas. Do ponto de vista econômico e social, impulsiona um processo de
reprimarização das economias; do ponto de vista da lógica de acumulação, envolve o
aprofundamento da dinâmica da despossessão ou expropriação de terras, recursos e territórios e
produz novas e perigosas formas de dominação e de dependência, com uma tendência para minar
economias regionais a partir da insuficiente diversificação econômica.