ST 4 ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO SOCIAL DE GRANDES EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS

  • Juliana Neves Barros Instituto de Planejamento Urbano e Regional/UFRJ
  • Laís Jabace Maia IPPUR/UFRJ

Resumo

A consolidação de um novo padrão sociotecnico do capital que orientou a mercantilização de minérios, antes excluídos do processo de valorização capitalista e agora requeridos pela massa de novos produtos eletrônicos, aliada à difusão em escala mundial do agronegócio pautado na produção crescente de agroquímicos, resultou na promoção de um boom minerador nas últimas décadas do século XX e início do século XXI (IBASE, 2011). Segundo Svampa (2013), na América Latina intensificou-se visivelmente, durante os últimos anos, a expansão de megaprojetos destinados a controlar a extração e exportação dos recursos naturais sem maior valor agregado. A esse processo a autora denomina 'Consenso das Commodities' ressaltando a entrada em uma nova ordem, econômica e político-ideológica, sustentada pelo boom dos preços internacionais das matérias-primas e bens de consumo mais exigidos pelos principais países e potências emergentes, que gera vantagens comparativas no crescimento econômico, mas que produz novas assimetrias e desigualdades profundas nas sociedades latino-americanas. Do ponto de vista econômico e social, impulsiona um processo de reprimarização das economias; do ponto de vista da lógica de acumulação, envolve o aprofundamento da dinâmica da despossessão ou expropriação de terras, recursos e territórios e produz novas e perigosas formas de dominação e de dependência, com uma tendência para minar economias regionais a partir da insuficiente diversificação econômica.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas