ST 11 Compartilhando saberes: Uma experiência de projeto participativo entre a academia e o ambiente escolar da EEHR.
Marina Bezerril Régis Ramos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo
A integração da academia à comunidade escolar é desafiadora e o sucesso faz-se por meio do compartilhamento dos saberes (formais, informais e não formais), através de metodologias que possibilitem a compreensão coletiva das questões físico-espaciais. Essa compreensão se ajusta à atividade projetual, pois promove a apropriação do espaço pelos usuários e os faz se reconhecerem como atores capazes de interferir no ambiente em que vivem, ampliando o empoderamento e a autonomia por meio de ações que transformam tanto o ambiente quanto os participantes. O desenvolvimento de um anteprojeto de requalificação do espaço físico de escola de ensino fundamental menor Hegésippo Reis (EEHR), em Natal/RN (RAMOS, 2015), contou com a participação da comunidade educativa e da estudante de arquitetura. Os objetivos foram: aprofundar o processo de integração do saber acadêmico e escolar por meio do diálogo; entender as demandas através do processo participativo e de uma abordagem interacionista; definir propostas de intervenção por consenso. Autores como Lima (1989), Kowaltowski (2011), Sanoff (2000), Goulart (2013), Bordenave (1984), Gadotti (2006) e Freire (1983), embasaram os procedimentos teóricos-metodológicos para integração do projeto político-pedagógico ao edifício. Realizaram-se conversas informais, workshop de reconhecimento do espaço, oficinas de desenhos e de elaboração de maquete para estudo. A experiência, baseada na práxis universidade-comunidade escolar criou uma dinâmica de fluxo de conhecimento e corresponsabilidade entre todos os envolvidos e o resultado – o projeto arquitetônico – poderá ser tornar ponto de partida para nova atividade coletiva, de obtenção de apoio para a execução.