ST 3 A nova geografia do comércio e do consumo em cidades médias: produção do espaço urbano e reestruturação da cidade

  • Cláudio Smalley Soares Pereira FCT/UNESP

Resumo

O presente artigo busca problematizar o papel das cidades médias brasileiras no período contemporâneo a partir das dinâmicas econômicas que caracterizam o processo de reestruturação econômica e espacial. O foco recai nas formas comerciais e no papel do consumo como elementos que são capazes de reposicionar as cidades no contexto de uma urbanização planetária bem como redefinir as lógicas de produção e consumo do espaço urbano. Assim, as cidades de Juazeiro do Norte e Ribeirão Preto, analisadas neste texto, expressam, cada qual da sua maneira, a combinação de processos de ordem global, como a internacionalização das empresas da chamada grande distribuição, com as determinações locais, dos agentes sociais que atuam a nível local/regional. Observa-se, portanto, uma produção do espaço urbano voltada para atentar as lógicas do mercado, que transformam estas cidades em novas plataformas para a acumulação do capital pelo fato delas apresentarem condições para que as empresas possam se instalar e participar da vida de relações urbanas. Uma nova geografia comercial é produzida e indicadora de um processo de reestruturação da cidade em que o consumo assume um papel determinante no processo de urbanização e na produção do espaço urbano.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas