ST 1 URBANIZAÇÃO E MUDANÇAS NO USO DO SOLO NO EIXO DO CORREDOR DE EXPORTAÇÃO – RODOVIAS D. PEDRO I/TAMOIOS - SP
João Luiz de Moraes Hoefel
Faculdades Atibaia / NESC
Sônia Regina da Cal Seixas
NEPAM/UNICAMP
Kelly Elaine dos Santos Oliveira
Universidade São Francisco
Jansle Rocha
FEAGRI/UNICAMP
Fábio Bueno de Lima
NEPAM/UNICAMP
Resumo
Este trabalho de pesquisa reúne duas regiões (Litoral Norte Paulista e Região
Bragantina) enlaçadas por um Eixo Rodoviário Exportador, composto pelas Rodovias dos
Tamoios, Carvalho Pinto e D. Pedro I e tem como foco os diferentes processos de mudanças
que atualmente são dinamizados por estas rodovias1. Para tanto, o esforço está concentrado
no entendimento das transformações socioeconômicas e ambientais que este eixo rodoviário
vem promovendo, como um elemento unificador representativo de inúmeros fatores sociais,
econômicos, políticos, culturais e ecológicos que é expresso e construído, por um modelo de
desenvolvimento econômico que reconfigura as identidades e vocações dos municípios ao
longo desse Eixo.
Ao mesmo tempo, essa transformação em curso é afetada por outras dinâmicas
relacionadas com mudanças ambientais globais urbanas, que envolvem vulnerabilidade, riscos
tecnológicos, variações climáticas e eventos extremos que já se observam na região e que
ocasionam fortes impactos na vida cotidiana dos moradores, tanto em seus aspectos objetivos, alterações nos recursos de sobrevivência cotidiana, por exemplo – pescadores artesanais e
pequenos e médios produtores agrícolas – quanto do ponto de vista subjetivo, através das
mudanças no padrão de saúde mental e no aumento de vários tipos de crimes e violência na
região.