ST 1 URBANIZAÇÃO E MUDANÇAS NO USO DO SOLO NO EIXO DO CORREDOR DE EXPORTAÇÃO – RODOVIAS D. PEDRO I/TAMOIOS - SP

  • João Luiz de Moraes Hoefel Faculdades Atibaia / NESC
  • Sônia Regina da Cal Seixas NEPAM/UNICAMP
  • Kelly Elaine dos Santos Oliveira Universidade São Francisco
  • Jansle Rocha FEAGRI/UNICAMP
  • Fábio Bueno de Lima NEPAM/UNICAMP

Resumo

Este trabalho de pesquisa reúne duas regiões (Litoral Norte Paulista e Região Bragantina) enlaçadas por um Eixo Rodoviário Exportador, composto pelas Rodovias dos Tamoios, Carvalho Pinto e D. Pedro I e tem como foco os diferentes processos de mudanças que atualmente são dinamizados por estas rodovias1. Para tanto, o esforço está concentrado no entendimento das transformações socioeconômicas e ambientais que este eixo rodoviário vem promovendo, como um elemento unificador representativo de inúmeros fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ecológicos que é expresso e construído, por um modelo de desenvolvimento econômico que reconfigura as identidades e vocações dos municípios ao longo desse Eixo. Ao mesmo tempo, essa transformação em curso é afetada por outras dinâmicas relacionadas com mudanças ambientais globais urbanas, que envolvem vulnerabilidade, riscos tecnológicos, variações climáticas e eventos extremos que já se observam na região e que ocasionam fortes impactos na vida cotidiana dos moradores, tanto em seus aspectos objetivos, alterações nos recursos de sobrevivência cotidiana, por exemplo – pescadores artesanais e pequenos e médios produtores agrícolas – quanto do ponto de vista subjetivo, através das mudanças no padrão de saúde mental e no aumento de vários tipos de crimes e violência na região.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas