ST 11 Educação Patrimonial como atuação social e pedagógica em cidade tombada como Patrimônio Nacional
Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Julieta de Toledo
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Renata Lais Bogo
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Resumo
O presente trabalho trata das interações entre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Educação Patrimonial, em cidade tombada como Patrimônio Nacional, como pontos fundamentais, a partir da realização do Programa de Extensão denominado "Comunidade RETRÔ: MEDIADORES DO PATRIMÔNIO", por alunos do Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Aponta-se a necessidade de construção de pedagogias inovadoras em Arquitetura e Urbanismo como aspecto essencial para a aproximação das atividades acadêmicas à realidade dos estudantes, constituindo-as no registro e difusão dos resultados obtidos na disciplina de Técnicas Retrospectivas. Os métodos empregados foram: 1. produção de documentários que auxiliam a comunidade lagunense na conscientização sobre a valorização do patrimônio cultural representado, principalmente, pelas edificações do centro histórico protegido por tombamento federal e pela atividade pesqueira no complexo lagunar e 2. elaboração de modelos tridimensionais em papel de algumas edificações históricas lagunenses a fim de estimular a conscientização do valor do patrimônio histórico e cultural de Laguna por parte das crianças do ensino fundamental. Tais iniciativas de Educação Patrimonial, aplicada junto à comunidade, pretendem suprir uma lacuna existente no processo de preservação do patrimônio em Laguna, promovendo ações capazes de auxiliar o IPHAN como órgão de preservação responsável bem como a Prefeitura Municipal de Laguna. Nesse contexto, as iniciativas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC representam uma importante contribuição no processo de conscientização da população, grande parte ainda resistente à ideia do Tombamento. Observou-se que os trabalhos elaborados pela disciplina de Técnicas Retrospectivas do curso de Arquitetura e Urbanismo têm servido como gerador de opiniões favoráveis à Preservação por parte dos moradores e usuários de edificações pois aproxima-os dos jovens estudantes que, por sua vez, convencem os mesmos moradores e usuários sobre vantagens e benefícios, desmistificando a ideia de que Tombamento seria um impedimento ao desenvolvimento urbano ou um sinal de retrocesso. A proposta de documentar tal aproximação e divulgá-la em apresentações públicas, além de utilizar-se dos trabalhos gerados na disciplina para elaboração de material didático para Educação Patrimonial, no ensino fundamental, pretende tornar as atividades que, por meio da extensão universitária, levam o conhecimento gerado dentro da Universidade, um vetor de atuação social e pedagógica junto à comunidade em geral.