ST 6 O OLHAR DE DAN GRAHAM PARA A CIDADE SOB O PRISMA DA “CRÍTICA CULTURAL”
Fábio Lopes de Souza Santos
IAU USP São Carlos
Rafael Goffinet de Almeida
IAU USP São Carlos
Resumo
Em 1965, o artista norte-americano Dan Graham iniciou sua trajetória artística
com a publicação de Homes for America, uma espécie de obra/artigo intervindo em revistas
especializadas em arte. Nela estão presentes muitas das questões que definem toda a sua
produção posterior e que também configuram um desenvolvimento particular da arte
contemporânea, sobretudo em relação às pesquisas estéticas que buscaram superar as
convenções, os códigos e as categorias que até então regiam a produção e o pensamento de
arte. A obra seminal de Graham pode ser descrita como uma crítica à arte minimalista
(produção de ponta naquele momento) e também à própria instituição de arte. Por um lado, o
conteúdo apresentado intercala uma série de fotografias do artista sobre as habitações típicas
dos subúrbios americanos (fenômeno que eclodira no país durante o pós-guerra) com textos
descrevendo a lógica de produção e de organização espacial e formal das unidades,
associando dessa maneira, o ideário estético do minimalismo (a objetividade e literalidade
formais) com um contexto social real. Por outro, ao direcionar sua produção para o suporte
das revistas, o artista estava questionando um aparato de circulação e valoração das obras de
arte, trazendo à tona o funcionamento do espaço expositivo das galerias e museus como um
sistema mais amplo.