ST 6 UTOPIA, EROTISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL: DO FESTIVAL BURNING MAN A UMA PRAÇA BRASILIENSE

  • Marcelo Augusto de Almeida Teixeira Universidade de Brasília - UnB
  • Lucas Brasil Pereira FAU UNB

Resumo

No Dia do Trabalhador de 2014, um espaço público entre dois blocos comerciais no Plano Piloto de Brasília foi “oficialmente batizado” pelos seus frequentadores como “Praça dos Prazeres”. O objetivo era “celebrar e legitimar este espaço como importante ponto de encontro e fomento cultural” – como escrito na página do evento no Facebook1 –, além de protestar contra ações governamentais e de vizinhos contra um tradicional bar estabelecido ao lado dessa praça há sete anos: o Balaio Café, que se tornou um ponto de encontro de feministas, LGBTs, artistas e estudantes. Funcionando não só como bar, mas também como local de debates, exibições de filmes, saraus poéticos, shows, oficinas e militância política, tornando-se referência dentro do Plano Piloto de Brasília enquanto local de público eclético, liberdade sexual e mobilização política. Entretanto, o estabelecimento do bar no imaginário político-sexual de Brasília também se deu em meio a conflitos com a vizinhança e com órgãos governamentais.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas