ST 1 ACESSIBILIDADE A GRANDES CENTROS DE COMPRAS POR MODOS SUAVES
Letícia Lindenberg Lemos
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Resumo
A partir da adoção do modelo de mobilidade orientado para o transporte
individual motorizado, as cidades e sua legislação urbanística adequaram-se para atender as
necessidades desse modelo. Uma das questões principais que se coloca decorre da baixa
capacidade de transporte de passageiros, que, somada ao estímulo ao uso desse modal, incorre
em uma grande demanda por espaço para circulação e estacionamento. Do mesmo modo, o
atendimento da demanda de mobilidade da população com esse modelo implica numa elevada
quantidade de automóveis circulando no sistema viário.
Na década de 1980, Appleyard (1982) demonstrou em seus estudos que o
aumento de fluxo veicular nas ruas, condição do modelo citado anteriormente, piora o
sentimento de pertencimento, inibe seu uso por pessoas e contribui para uma baixa vitalidade.
Já na década de 1960, Jacobs (2001) indicava a relação entre um uso intenso das ruas por
pessoas e o aumento da segurança. Ou seja, o modelo orientado para mobilidade individual
motorizada, ao aumentar a quantidade de veículos motorizados individuais (VMI) nas ruas,
tem um impacto direto sobre o ambiente do pedestre, tornando-o hostil, e também um
indireto, diminuindo a segurança das ruas.