ST 1 ACESSIBILIDADE A GRANDES CENTROS DE COMPRAS POR MODOS SUAVES

  • Letícia Lindenberg Lemos Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Resumo

A partir da adoção do modelo de mobilidade orientado para o transporte individual motorizado, as cidades e sua legislação urbanística adequaram-se para atender as necessidades desse modelo. Uma das questões principais que se coloca decorre da baixa capacidade de transporte de passageiros, que, somada ao estímulo ao uso desse modal, incorre em uma grande demanda por espaço para circulação e estacionamento. Do mesmo modo, o atendimento da demanda de mobilidade da população com esse modelo implica numa elevada quantidade de automóveis circulando no sistema viário. Na década de 1980, Appleyard (1982) demonstrou em seus estudos que o aumento de fluxo veicular nas ruas, condição do modelo citado anteriormente, piora o sentimento de pertencimento, inibe seu uso por pessoas e contribui para uma baixa vitalidade. Já na década de 1960, Jacobs (2001) indicava a relação entre um uso intenso das ruas por pessoas e o aumento da segurança. Ou seja, o modelo orientado para mobilidade individual motorizada, ao aumentar a quantidade de veículos motorizados individuais (VMI) nas ruas, tem um impacto direto sobre o ambiente do pedestre, tornando-o hostil, e também um indireto, diminuindo a segurança das ruas.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas