SL - 19 O que significa formar Planejadores Urbanos e Regionais no Brasil?

  • Geraldo Magela Costa PPGG/UFMG
  • Heloisa Soares de Moura Costa PPGG/UFMG
  • Maria Cristina da Silva Leme FAU/USP
  • Rainer Randolph IPPUR/UFRJ
  • Roberto Luis de Melo Monte-Mór CEDEPLAR/UFMG
Palavras-chave: Formação, Planejamento Urbano, Planejamento Regional, Ensino, Pesquisa

Resumo

O tema da Sessão Coordenada dá continuidade e aprofunda propostas reflexões surgidas no contexto dos três Seminários de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, organizados pela ANPUR nos últimos quatro anos. Pretende-se que os resultados da Sessão constituam um primeiro passo para estabelecer o diálogo e estruturar projeto de pesquisa interinstitucional, entre os filiados da ANPUR, sobre os caminhos do ensino em planejamento urbano e regional no Brasil. Os resultados contribuirão também para nossa interlocução com outras associações internacionais que congregam escolas de planejamento. Tratam-se essencialmente das associações que compõem a GPEAN – Global Planning Education Associations Network, criada em Xangai em 2001, da qual a ANPUR participa como fundadora.

A composição da mesa foi pensada de forma a cobrir da maneira mais abrangente possível vários enfoques da análise e do planejamento urbano e regional no Brasil, quais sejam, aqueles construídos a partir do urbanismo, da economia, das ciências sociais e da geografia. Justifica-se também pela certeza de que todos os quatro programas já estão há muito tempo consolidados e têm uma relação estreita com a formação de mestres e doutores que vieram da prática do planejamento e/ou que, após o curso, passaram a trabalhar em órgãos de planejamento. O debate permitirá também avaliar se existe um processo de fertilização mútua entre a prática e o ensino de planejamento urbano e regional.

Publicado
2019-03-27
Seção
Sessão Livre