GT7 - 953 A Lenta Marcha da Relação Universidade Empresa: Os Desafios dos Programas de Bioprospecção na Amazônia

  • Gonzalo Enríquez UFPA/UNB
  • Elimar Nascimento UNB
Palavras-chave: Universidade, Empresa, Bioprospecção, Amazônia, biotecnologia, produtos naturais

Resumo

O trabalho aponta alguns dos principais aspectos das relações da universidade com o setor produtivo, mostrando a experiência nacional e internacional na indústria de biotecnologia e de produtos naturais, a través de convênios de bioprospecção realizados no Brasil e no exterior, tanto com paises desenvolvidos, bem como países da américa Latina. Mostra também algumas das melhores práticas para a inovação tecnológica nessas indústrias, a partir de experiências internacionais. O estudo é feito considerando o papel que desempenham os centros de pesquisa, as universidades e a participação do setor empresarial na difusão tecnológica e revela que dentro das barreiras existentes para a inovação tecnológica na área de biotecnologia e de produtos naturais, está a escassa participação do setor privado nesse processo. Entretanto, destaca que os produtos naturais, dentre os que destacam: óleos naturais e essenciais, corantes, produtos fitoterápicos e, plantas medicinais, com potencial econômico, são um caminho propício para agregar valor à biodiversidade da Amazônia. O trabalho apresenta um panorama dos diversos programas de “bioprospecção” existentes, surgidos a partir de convênios de instituições de pesquisa, empresas e comunidades locais, e aponta a importância que as pequenas empresas de base tecnológica e as comunidades locais estão desempenhando nesse processo de cooperação.

Publicado
2019-03-21
Seção
Sessões Temáticas