GT5 - 818 Discurso Educativo no Campo Ambiental
Nova Estratégia na Disputa por Apropriação de Espaço ou Defesa de Territórios na Área da UHE Tucuruí/PA
Resumo
Este texto trata das propostas educativas apresentadas no campo ambiental na área da Hidrelétrica de Tucuruí. Visa apreender a diversidade de construções sociais do meio ambiente por parte dos atores envolvidos na disputa por legitimação de suas práticas educativas territorializadas. O pressuposto é de que diferentes estratégias discursivas podem acionar as noções de “educação ambiental” e de “meio ambiente” na disputa por modelos alternativos de desenvolvimento. Originou-se da seguinte indagação: quais os sentidos que os discursos educativos imprimiram à “questão ambiental” e aos modos de apropriação da base material na área do grande projeto de investimento? É parte de um estudo de caso realizado na área de montante e jusante da UHE utilizando-se procedimentos da abordagem qualitativa. Os resultados mostram que diferentes lógicas estão subjacentes às propostas e práticas educativas, evidenciando tensão permanente entre racionalidades diversas.