GT5 - 595 Rompendo a Monotonia da Participação Social
Interação e Aprendizagem Social para a Gestão Territorial do Desenvolvimento
Resumo
O objetivo do artigo é analisar a participação de atores sociais em espaços coletivos de deliberação e sua contribuição para a gestão territorial do desenvolvimento. Com base em duas experiências recentes de promoção do desenvolvimento regional nos Estados brasileiros de Minas Gerais e Ceará, discute-se como a interação entre diferentes atores influencia a alteração de comportamentos e estimula a estruturação de ações coletivas que resultam em projetos territoriais voltados ao desenvolvimento. O que se destaca nessas experiências é o rompimento com a reprodução monótona, no âmbito dos vários conselhos gestores espalhados pelo Brasil, de padrões setoriais, pouco diversificados e com forte ênfase municipal da participação social. A principal conclusão do estudo é que a estruturação de espaços coletivos de deliberação e intercâmbio públicos encerram grande potencial de fortalecer a governança local, gestionar os conflitos sobre o uso de recursos comuns e contribuir para o desenvolvimento de regiões rurais.