GT4 - 471 As Ferrovias e a Cidade

  • Luiz Cláudio Bittencourt PUC-CAMPINAS
Palavras-chave: Infraestrutura, Mobilidade, Logística, História, Imaginário, Ferrovia, Indústria

Resumo

A máquina a vapor e as ferrovias possibilitaram a edificação e o desenho da cidade industrial na Europa entre o final do séc. XVIII e início do XIX. Muda o padrão de urbanização e esgotam as referências urbanísticas iluministas em sua perspectiva formal e estética, crescem as idéias higienistas do plano e das reformas, a engenharia em sintonia com as mudanças tecnológicas ocupa espaços antes restritos à arquitetura e ao urbanismo. O surgimento de edifícios desconhecidos da arquitetura e do urbanismo tradicional como galpões industriais, vilas operárias e estações ferroviárias apontam para espaços ainda desconhecidos pelo desenho da cidade, sugerindo improvisações, em que a monumentalidade hierarquizadora de ordem e poder declina diante da expansão territorial inédita das cidades. Em Campinas é possível observar estas mudanças na segunda metade do séc. XIX, em cenário sertanista de agricultura de exportação ainda apoiada no trabalho compulsório. Neste texto observamos algumas transformações ocorridas no espaço herdeiro do núcleo colonial açucareiro e da cidade cafeeira do império, e o impacto destas mudanças para o futuro urbanístico da cidade. Além da documentação e bibliografia utilizamos acervo iconográfico de mapas e fotos, ainda pouco elaborados para leituras e interpretações demarcadas pela instalação das ferrovias na paisagem urbana.

Publicado
2019-03-07
Seção
Sessões Temáticas