GT1 - 482 Que Imagem vende a Cidade-Mercadoria?
Dois Estudos de Caso: Maceió (AL) e João Pessoa (PB)
Resumo
O presente artigo discute os reflexos da globalização nas ações de planejamento urbano no Brasil, através da difusão do modelo de planejamento estratégico nas intervenções urbanas a partir do final do século XX. Com as transformações sócio-territoriais ocorridas nas cidades do Nordeste brasileiro, propomos analisar dois estudos de caso: a cidade de Maceió (AL) e João Pessoa (PB). Apesar de serem duas cidades distintas, pelas peculiaridades dos sítios naturais, dos seus territórios e até mesmo divergências culturais, é possível perceber, nestas duas realidades, a cidade-mercadoria. Objetivamos, portanto, investigar como se processam as ações de marketing urbano e caracterizar, nos dois estudos, qual a imagem vendida como “produto” ao mercado nacional e internacional. O estudo está amparado nas noções de planejamento estratégico, globalização, cidade-mercadoria, empresariamento urbano e reinvenção do lugar.