GT1 - 146 Planejamento e Gestão para a Internacionalização de Cidades
Um Modelo de Análise Aplicado ao caso de Belo Horizonte (MG)
Resumo
Muitas cidades ao redor do mundo têm empreendido significativas mudanças no planejamento e gestão do espaço urbano com o objetivo de se tornarem atraentes no competitivo mercado global para empresas, investimentos, eventos e para o turismo de negócios ou mesmo de lazer. O presente artigo discute as contribuições da gestão e do planejamento de localidades no intuito de incluí-las no circuito turístico internacional e assim atingir novos patamares de desenvolvimento. A partir da revisão de literatura, os autores constroem um Modelo de Análise de Políticas Urbanas para o Turismo passível de aplicação por planejadores e gestores nos projetos de desenvolvimento de seus recursos locais buscando transformá-los em produtos turísticos capazes de aumentar o número de visitantes, inserir as localidades no mercado internacional, melhorar os indicadores sociais, econômicos e ambientais, dentre outros resultados. Estuda-se o caso da cidade de Belo Horizonte (MG), que busca - a exemplo de outras capitais brasileiras - sua internacionalização através da inserção no circuito turístico mundial, com vistas ao desenvolvimento econômico e social. Este trabalho busca, assim, fornecer subsídios aos planejadores e gestores brasileiros para a gestão de destinos com potencial turístico para que ocupem um espaço privilegiado no contexto mundial.