GT10 - 549 GEOPROCESSAMENTO NO APOIO AO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: ACESSIBILIDADES, IMPEDÂNCIAS E POTENCIALIDADES TERRITORIAIS

  • Ana Clara Mourão Moura UFMG
  • Danilo Marques de Magalhães UFMG
Palavras-chave: territorialidade, centralidades econômicas, Geoprocessamento

Resumo

O Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG participou das atividades do PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte) através da estruturação do Sistemas de Informações Geográficas e, sobretudo, na proposição de modelos de análise espacial. Esses modelos visam dar subsídios para as compreensões de algumas dinâmicas territoriais, através de estudos de caracterização da realidade vigente e de predição de algumas condições latentes. O primeiro modelo foi o de estudos de vocações e conflitos de interesse no território da RMBH, baseado em análise de multicritérios. Ele resultou na identificação das áreas prioritárias para o interesse ambiental, as de maior interesse para a expansão da ocupação urbana na região e nos conflitos de interesse. O segundo modelo, o Potencial de Interação, foi estruturado para os estudos de acessibilidade e territorialidade, contribuindo para ideentificar centralidades econômicas, bem como mensurar o poder e área de influência de cada centralidade no território. Os procedimentos utilizados nos modelos estruturados mostram como os recursos de geoprocessamento podem nos proporcionar ganhos de informação que vão além de uma simples cartografia do território.

Biografia do Autor

Ana Clara Mourão Moura, UFMG

Professora Adjunto do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Doutora em Geografia pela UFRJ e Mestre em Geografia (Ocupação Humana do Espaço) pela UFMG. Especialista em Planejamento Territorial e Urbano (PUC-MG e Bologna, Itália).

Danilo Marques de Magalhães, UFMG

Graduado em Geografia pela UFMG. Mestrando em Geografia na UFMG. Bolsista do Projeto PDDI-RMBH.

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas