GT10 - 1 - 1047 MOBILIDADE URBANA EM PLANOS DIRETORES: ANÁLISE SINTÁTICA DA MALHA VIÁRIA DA ÁREA CONURBADA DE FLORIANÓPOLIS

  • Maria Rosa Tesser Rodrigues de Lima UNIRON/ Pós-arq UFSC
  • Ayrton Portilho Bueno UFSC
Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Plano Diretor, Sintaxe Espacial

Resumo

Planejar o espaço urbano e com ele as áreas destinadas aos deslocamentos diários é comprovadamente uma das maneiras de garantir o desenvolvimento de áreas urbanas em níveis aceitáveis de sustentabilidade. O Estatuto da Cidade, Lei Federal nº10.257/, surgiu com intuito de trazer às políticas urbanas novos instrumentos de planejamento, porém ainda existe uma carência muito grande de metodologias de planejamento urbano, principalmente nos aspectos relativos à mobilidade urbana. O objetivo da pesquisa é apresentar um instrumento metodológico que dê apoio ao processo de planejamento da Mobilidade Urbana, analisando-se o caso da região conurbada de Florianópolis. Neste contexto o trabalho passa por três etapas, que consistem em: conhecer e compreender a problemática da área estudada; desenhar os Mapas Axiais e analisar segundo este método a malha viária da região; e testar cenários de projetos de mobilidade urbana, que integrem a região metropolitana, utilizando a metodologia desta pesquisa.

Biografia do Autor

Maria Rosa Tesser Rodrigues de Lima, UNIRON/ Pós-arq UFSC

Professora Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Pós-Arq/UFSC – 2010) da Universidade UNIRON, Porto Velho-RO

Ayrton Portilho Bueno, UFSC

Professor Doutor (FAUUSP-2006) pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo desta mesma Instituição.

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas