GT9 - 1212 REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL: ESPECIALIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM SANTA CATARINA

  • Claudia A. F. Siebert FURB
Palavras-chave: TERRITÓRIO, transformações, Santa Catarina, estrutura socioespacial do território

Resumo

Este artigo trata das relações entre espaço, sociedade e economia em Santa Catarina, em uma tentativa de interpretação das transformações recentes na estrutura socioespacial do território. Estas transformações caracterizam uma reorganização do espaço, decorrente do surgimento de novos arranjos produtivos locais.
Santa Catarina apresenta um ordenamento territorial diferenciado dos demais estados brasileiros, com uma rede policêntrica de cidades de porte médio. Com área de 95.346 km2 e população estimada pelo IBGE de 6.118.743 habitantes em 2009, sua estrutura produtiva tem sido tradicionalmente caracterizada pela especialização regional, com setores econômicos diferenciados predominando em cada região.
Neste artigo, investigamos esta estrutura espacial da produção. Inicialmente, comparamos as interpretações de diversos autores sobre os pólos ou complexos econômicos do Estado. Na sequência, analisamos a distribuição espacial recente da atividade econômica de Santa Catarina, utilizando dados de emprego da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais por setor econômico e por setor industrial, espacializando-os na base cartográfica do Estado.

Biografia do Autor

Claudia A. F. Siebert, FURB

Arquiteta, Mestre e Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FURB

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas