GT9 - 1123 DESENVOLVIMENTO, REGIÃO E PODER REGIONAL: A VISÃO DE CELSO FURTADO

  • Hermes Magalhães Tavares
Palavras-chave: Celso Furtado, desenvolvimento econômico, visão macro-econômica

Resumo

Há cerca de duas ou três décadas, a problemática regional vem sendo tratada, nos países centrais, segundo a abordagem do desenvolvimento local, prática essa que se difundiu a um número crescente de países, entre os quais o Brasil. Tal difusão ocorreu de forma rápida e avassaladora, fazendo surgir também nessa área do conhecimento uma espécie de discurso único.
Observa-se, contudo, que mesmo nos países de origem do novo modelo surgiram críticas, que podem ser sintetizadas em expressões como “nova ortodoxia”, “localismo”, “distritismo”, etc.
Sabemos que o Brasil é um exemplo clássico de uma sociedade capitalista de desenvolvimento marcadamente desigual, o que se agrava com as enormes dimensões territoriais do país. Que em tal contexto os desequilíbrios regionais possam ser enfrentadas com políticas que privilegiam abordagens do tipo micro-espacial é algo pouco compreensível.
Mas o fato de que a visão localista tenda a se tornar hegemônica neste país não constitui indicativo seguro de que a redução das desigualdades possa ser conseguida a médio ou longo prazo. Nesses termos, trazer de volta as idéias de Celso Furtado, cuja visão foi sempre macro-espacial, macro-econômica, parece bastante oportuno. O tratamento da questão regional brasileira por esse autor surge a partir do estudo da evolução da economia brasileira em seu tempo histórico, do início da colonização a meados da década de 1960. E esse estudo foi instruído por uma ampla discussão a respeito do desenvolvimento capitalista em sua estruturação global.
Esta comunicação está estruturada em três capítulos, cujos denominações dão uma idéia aproximada de seus respectivos conteúdos. São eles, seqüencialmente: “O tema do desenvolvimento econômico”, “A formação histórica dos espaços regionais” e “O poder regional”.

Biografia do Autor

Hermes Magalhães Tavares

Professor Associado

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas