ST 3 Shopping Center e a produção do espaço urbano em Salvador - BA

  • SILVIA CATARINA ARAÚJO DAS VIRGENS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Jorge Ney Valois Rios Filho Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste artigo discutimos a produção do espaço urbano a partir da perspectiva da urbanização corporativa que representa a aliança entre o Estado e as grandes empresas, que conjuntamente atuam na produção do espaço urbano desigual e fragmentado para atender a uma demanda de consumo de parte de uma população. O ponto de partida desta investigação foi a análise de áreas da cidade constituídas a partir da implantação de Shopping Centers, por entender que estes empreendimentos são um dos elementos indutores da produção corporativa do espaço urbano. Com o objetivo de analisar a relação entre shopping center e produção do espaço urbano, nos propomos a investigar o processo de implantação de três shopping center de Salvador: Iguatemi (1975), Barra (1987) e Horto Bela Vista (2012). Pudemos constar que, mesmo se tratando de processos diferenciados e em contextos distintos, existe um monopólio na produção do espaço urbano que por isso recebe a nomenclatura de corporativo. O monopólio constitui-se pela atuação de poucos, mas dinâmicos agentes (agentes privados responsáveis diretos pelos empreendimentos, cujas ações se perpetuam no tempo e no espaço) que se relacionam entre si e com o Estado (instâncias federal, estadual e municipal) para a promoção de áreas de alto valor comercial, indutoras da produção de um espaço urbano desigual e fragmentado.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas