ST 3 As alterações estratégicas na cidade olímpica: marketing urbano e o real legado olímpico

  • RAFAEL ALVES CORRADI ANHEMBI MORUMBI

Resumo

Tomando como reflexão os megaeventos e sua relação com o planejamento urbano, esse artigo analisa as principais intervenções urbanas, implementadas na cidade do Rio de Janeiro, associadas ao processo de planejamento das Olimpíadas de 2016. O objetivo é avaliar se os benefícios da cidade olímpica solucionam as reais necessidades da população carioca. Utilizou-se como metodologia a análise de dados oficiais publicados pelo governo nas três instâncias, além das publicações nas redes sociais, para contrapor os diversos atores sociais. Nesse sentido, a análise e a discussão dos dados demonstraram como o governo fluminense se utilizou dos processos de Planejamento Estratégico e de Marketing Urbano, os investimentos e atores envolvidos nos projetos olímpicos e principalmente as divergências entre o discurso do governo e a realidade vivida na capital carioca no que diz respeito ao legado olímpico.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas