GT9 - 348 A atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Central do Rio Grande do Sul no planejamento estratégico regional

  • T. C. MARTINS
  • V. da S. OLIVEIRA
Palavras-chave: Conselho Regional de Desenvolvimento, planejamento estratégico regional

Resumo

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDEs, foram criados no ano de 1991 e legalmente instituídos pela Lei nº 10.283 em 17 de outubro de 1994 regionalizando o Estado do Rio Grande do Sul, atualmente, em 28 COREDEs. Estes tem a incumbência, segundo o Fórum dos COREDEs (201 O) de promover o desenvolvimento regional, elaborar planos estratégicos com este fim, aproximar as decisões políticas da sociedade em geral, entre outras.
O COREDE Central é composto por 19 municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinai do Soturno, Formigueiro, ltaara, lvorá, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Silveira Martins, Toropi e Tupanciretã os quais foram objeto de estudo durante os anos de 2009 e 201 O na elaboração do planejamento estratégico regional financiado pelo Governo do Estado.
O presente trabalho objetiva apresentar a ação do COREDE Central como ator do planejamento estratégico regional, além de analisar o planejamento proposto.

Biografia do Autor

T. C. MARTINS

Professor assistente do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), São Borja, RS, Brasil e membro do grupo técnico do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Central (COREDE Central) do RS, Brasil.

V. da S. OLIVEIRA

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado - da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e membro do grupo técnico do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Central (COREDE Central) do RS, Brasil.

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas