GT9 - 165 ASPECTOS DA DINÂMICA TERRITORIAL NA FRONTEIRA AMAPÁ-GUIANA FRANCESA SOB A INFLUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO: 1995 A 2007

  • Jean Cláudio Santos Fonseca
Palavras-chave: DINÂMICA TERRITORIAL, FRONTEIRA AMAPÁ-GUIANA FRANCESA, região de fronteira

Resumo

O interesse em estudar a fronteira internacional entre Brasil e Guiana Francesa deriva das implicações do processo de transformações sócio espaciais decorrentes da dinâmica fronteiriça na região.
Durante grande parte do século XX, praticamente toda a bibliografia no campo da geografia política e mesmo da geopolítica teve como pressuposto a existência do sistema de estados nacionais e as tensões ao qual o sistema esta submetido, de onde emergiu o interesse pelo papel dos limites e fronteiras internacionais (Ancel, 1938; Foucher, 1988; Sanchez, 1991). Atualmente, no entanto, o tema deve ser recolocado tendo em vista que, “o crescimento das relações entre estados e o aparecimento de diversos agentes econômicos, sociais e políticos organizados de forma supra-nacional faz com que o papel das organizações em rede se tornasse primordial na análise das faixas de fronteira internacionais. São diversos tipos de rede que se sobrepõe: redes de informação, redes bancárias, redes de transações legais e ilegais e outras”. (Machado, 2002:p1). 

Como reflexo desta relação entre redes transnacionais e território nacional, as Faixas de Fronteiras Internacionais tornam-se um objeto de pesquisa desafiador, principalmente no caso do Brasil/Amapá onde muito pouco se sabe sobre suas especificidades geográficas. Tendo como base a região de fronteira Brasil/Amapá e França/Guiana Francesa, pretende-se aqui estudar alguns dos elementos geográficos que caracterizam a dinâmica espacial regional.

Biografia do Autor

Jean Cláudio Santos Fonseca

Geógrafo, Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá, doutorando em Geografia pela UFF

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas