ST9 - 1171 OS ARRANHA-CÉUS E A FORMA DA CIDADE MODERNA A PARTIR DAS LEITURAS DE MANFREDO TAFURI E REM KOOLHAAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral confrontar duas leituras sobre a relação entre os arranha-céus e a forma da cidade moderna. São apresentados dois estudos sobre a cidade de Nova York e, mais especificamente, sobre a relação entre o espaço urbano e os arranha-céus em Manhattan. Ambos foram realizadas ao longo dos anos 1970, por figuras tão díspares quanto o arquiteto e historiador italiano Manfredo Tafuri e o arquiteto holandês Rem Koolhaas. Reconhecendo que se trata de textos com propósitos distintos (um estudo de crítica histórica e um manifesto dito “retroativo”), a comparação ajuda a problematizar também os debates entre historiografia e forma urbana, ao confrontar, de um lado, a “crítica à história operativa” e o “projeto” histórico como “projeto de crise” de Tafuri; e doutro, as noções de “delírio” e de história como ficção no caso de Koolhaas.