GT6 - 795 O Brega Paraense: As modificações da cultura popular no espaço urbano
Resumo
O presente artigo pretende introduzir uma reflexão para discutir a necessidade de estudos relacionados à cultura popular, à mídia regional e ao impacto da globalização no espaço urbano das cidades da Amazônia. Com esse objetivo apresenta a história do surgimento do Brega Paraense como uma proposta de cultura local e sua passagem do âmbito regional para o nacional. Especificamente, o propósito é analisar como e em que dimensão uma cultura popular, até então, excluída da grande mídia se desenvolve para conquistar espaço local e nacional e identificar a relação com a globalização, com a mundialização da cultura e o impacto sobre a mídia regional. Para isso, buscam-se conceitos que possam explicar a identidade expressada por meio de fatos e realidades dessa sociabilidade cultural e social. Nessa trajetória, observa-se a adaptação a novas tecnologias e dos novos meios de comunicação na sociabilidade urbana. O trabalho discute o consumo e desenvolvimento da mercantilização do “Brega Paraense” como produto cultural regional e o desafio dos atores sociais na manutenção e interação desse modo de comunicação que proporciona atividade cultural, profissional, de lazer, de geração de renda e emprego.