GT4 - 462 Goiânia, a Cidade Genérica

Estudo dos Shopping Centers

  • Elane Ribeiro Peixoto UCG
  • Isabela Paiva Gomes Ferrante UCG
  • Gustavo Garcia do Amaral UCG
  • Tatiana Menezes Tavarez UCG
  • Juliana Gomes de Freitas UCG
Palavras-chave: Shopping Centers, Goiânia, Goiás, Identidade, Condomínios Fechados

Resumo

 Resumo O presente artigo é parte da pesquisa Goiânia, cidade genérica, que objetiva estudar as estruturas espaciais características das metrópoles contemporâneas. Em âmbito mais abrangente, são objetos de interesse: os shoppings center, os condomínios fechados, as grandes superfícies de abastecimento e as operações de embelezamento que visam oferecer imagens urbanas atraentes ao capital transnacional. Como resultado parcial da pesquisa mencionada, este artigo tem por tema o primeiro shopping center da capital de Goiás e as transformações ocorridas no bairro em que foi construído. As discussões desenvolvidas apóiam-se nos estudos realizados em Harvard, intitulados Project on the city 2, o conceito de cidade genérica, formulado por KOOLHAAS (2001 a), entre outros. Visa-se, ao final da pesquisa, elaborar uma cartografia de Goiânia que considere as estruturas mencionadas em suas particularidades e em suas conexões. Para este propósito, programas de georefenciamento são usados, permitindo visualizar em que medida a cidade está inserida na economia global.

Publicado
2019-03-07
Seção
Sessões Temáticas