GT3 - 848 Verticalização e Estratégias Mercadológicas
A Semiótica dos Objetos Técnicos Instalados no Bairro do Umarizal
Resumo
Em Belém, a verticalização foi um fenômeno que marcou a paisagem urbana de diversos bairros, como por exemplo, o Umarizal, pois provocou transformações irreversíveis na conjuntura sócio-espacial, através da alteração e realocação de classes sociais interessadas pela valorização do solo urbano (FERREIRA e OLIVEIRA, 2004). Este bairro localiza-se na área central, apresentando em sua maioria uma população de classe média a alta. Neste artigo, idêntica-se o uso do solo urbano no bairro do Umarizal, a ação dos agentes sociais, bem como as estratégias de marketing. Além disso, apresenta-se uma analise crítica dos instrumentos jurídicos-normativos que regulam o uso do solo urbano em Belém. Este trabalho contou com a sistematização do aporte teórico-metodológico, visitas a instituições de pesquisas, levantamentos documentais acerca do uso do marketing. Assim, constatamos que a maioria das empresas utiliza como estratégia principal à construção de grandes arranha-céus em bairros próximos a área central, bem como a criação de uma imagem do Umarizal a partir do efeito “vitrine” da baía de Guajará, na qual a paisagem é alterada e a imagem da natureza é vendida como mercadoria (água e vegetação) das amenidades físicas.