GT2 - 76 Regionalização e Gestão Territorial: o Turismo na Região Metropolitana de Curitiba (PR)

  • Cláudia do Carmo De Stefani Faculdades Integradas Curitiba
  • Fábio Duarte PUC-PR
Palavras-chave: Gestão Territorial, Turismo, Região Metropolitana de Curitiba, Curitiba, Paraná

Resumo

Este trabalho analisa os critérios de regionalização do turismo adotados no Paraná, com base em diretrizes do Ministério do Turismo, confrontando os dados da Região Metropolitana de Curitiba com a teoria do espaço turístico. O consumo do espaço, como fator de produção incondicional do turismo, pode causar impactos econômicos, sociais e culturais na localidade receptora. A análise parte da elaboração de um gráfico de correlação entre o potencial turístico e a infra-estrutura turística dos municípios da RMC, baseados nos critérios valorados pelo governo estadual. Observa-se, então, que alguns dos critérios para a identificação das regiões turísticas não correspondem à realidade de cada município em relação à sua importância no turismo da RMC. Isto demonstra que a gestão territorial a partir da teoria do espaço turístico pode ser uma alternativa para melhor alocação dos recursos financeiros e possível implantação de um cluster turístico que envolva municípios da RMC.

Publicado
2019-02-23
Seção
Sessões Temáticas