GT9 - 901 UNIR PARA CRESCER: INSTITUIÇÕES, ESPAÇO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO PÓLO MOVELEIRO DE UBÁ, MINAS GERAIS

  • Antonio de Oliveira Jr
Palavras-chave: PÓLO MOVELEIRO DE UBÁ, MINAS GERAIS, arranjos produtivos locais, Territorialidade

Resumo

A dinâmica regional brasileira tem apresentado um significado bastante importante às cidades do interior que vem apresentando um crescimento econômico elevado em detrimento da queda nas cidades maiores, sobretudo nas capitais e nas metrópoles do território. Este processo é resultante de outro processo, o das aglomerações industriais fruto do movimento de desconcentração/reconcentração espacial da economia iniciado nos anos 70 que se consolida nos anos 90 do século XX. Nesta nova geografia das localizações econômicas no território uma nova forma de aglomeração surge com base em uma mistura de características únicas, que vão desde o associativismo empresarial, a composição majoritária de pequenas e médias empresas e a institucionalização da gestão empreendedora local juntamente com a ação efetiva de política públicas em prol de um desenvolvimento local/regional, objeto deste trabalho.
Este trabalho está dividido em 2 partes: na primeira parte, uma breve discussão das relações existentes entre as redes produtivas e os arranjos institucionais; na segunda parte, uma caracterização de nossa região de estudo – Pólo Moveleiro de Ubá – e uma análise do seu desenvolvimento a partir das estratégias do arranjo institucional.
Este trabalho é parte integrante da pesquisa para tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof.Dr. Cláudio Egler.

Biografia do Autor

Antonio de Oliveira Jr

Geógrafo, Professor Assistente, Doutorando em Geografia (UFRJ)

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas