GT9 - 897 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA DIFERENCIAÇÃO ENTRE CENTROS URBANOS: AS IMPLICAÇÕES DA CONSTRUÇÃO DE PALMAS PARA PORTO NACIONAL NO TOCANTINS

  • Kelly Bessa
Palavras-chave: rede urbana, evolução urbana, DIFERENCIAÇÃO ENTRE CENTROS URBANOS, PALMAS, PORTO NACIONAL

Resumo

Uma das vias principais de abordagem geográfica acerca da temática da rede urbana diz respeito à diferenciação de seus centros2, que, a despeito de funcionalmente articulados entre si3, apresentam-se cada vez mais diferençados uns dos outros. Em realidade, há entre os centros, maior ou menor distinção, até mesmo considerando-se o conjunto de centros de uma mesma rede urbana, isto é, aglomerações urbanas oriundas de um mesmo processo de geração, que não foram a priori diferenciadas por uma complexidade genética, podem apresentar-se profundamente distintas entre si, pois, na maioria das vezes, respondem por processos distintos de evolução urbana. Muitos centros permanecem fortemente ligados à sua herança histórica, outros mostram alguma variação, especialmente em decorrência do papel diferencial que passam a desempenhar na rede, enquanto outros variam por completo, expressando a descontinuidade das mudanças, que podem ser radicais.
Contudo os processos de diferenciação dos centros na rede urbana apresentam especificidades. Dentre estas, destacam-se os processos de diferenciação entre centros que estão no comando e sustentam o fato urbano num dado escalão da rede, que, em suma, expressam a transferência de controle de um centro em declínio para um outro emergente, implicando profunda distinção entre eles. Vejam-se os processos de distinção entre São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais se percebe a decadência da metrópole carioca em favor da ascensão da metrópole paulista. Como ensina Corrêa (2004, p.72-73), São Paulo torna-se na “[...] inconteste metrópole nacional, o principal centro de gestão do território”.
À primeira vista, tal situação, que resulta em re-hierarquização e consequente re-atualização do padrão espacial da rede urbana, pode parecer atípica, pouco comum, tendo em vista os intensos processos de permanência que tendem a privilegiar os principais centros urbanos. Porém outros exemplos podem ser mencionados, visto que mesmo em escala internacional e em temporalidades distintas ocorreram essas diferenciações peculiares4. Percebe-se, ao longo da história mundial, que mudanças sucessivas alteraram os centros de comando mundial, uma vez que a importância de Veneza fora, progressivamente, superada pela de Amsterdã, tal como ocorreu, posteriormente, com Londres, que viria a superar a importância de Amsterdã, e também com Nova York que, em seguida, superaria a de Londres (BRAUDEL, citado por ARRIGHI, 1996). Tais rearranjos expressam o próprio movimento do mundo. Em escala regional, também se observam tais processos de alteração na hierarquia urbana, vejam-se os exemplos de Palmeira dos Índios e de Arapiraca, situados no Agreste e Sertão de Alagoas (FERRARI, 1988); e, do mesmo modo, os processos de re-diferenciação e re-hierarquização entre Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro (BESSA, 2007).

Biografia do Autor

Kelly Bessa

Geógrafa. Professora Dra. do Curso de Geografia - Universidade Federal do Tocantins - UFT

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas