GT9 - 820 ZONEAMENTO MORFOLÓGICO – FUNCIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SEUS MUNICÍPIOS
Resumo
A crescente metropolização de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, que está ocorrendo nas últimas décadas, vem proporcionando o surgimento de uma série de processos espaciais e novas relações entre os municípios, que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Estes processos e relações se dão de forma complexa sendo algumas vezes imperceptíveis. A análise regional da RMBH apresenta-se como alternativa para a compreensão desta realidade, com o emprego de uma metodologia que permite a melhor compreensão do território e da integração entre os diversos elementos que compõem a região metropolitana.
O município de Belo Horizonte desempenha papel polarizador de recursos e investimentos e, toda dinâmica dos municípios que fazem parte da RMBH está intrinsecamente ligada à dinâmica deste pólo. Esse processo de polarização exige que os gestores municipais apliquem políticas de forma integrada, a fim de evitar tamanha heterogeneidade regional.