GT9 - 480 DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E ESPACIAIS DA FECUNDIDADE: O CASO DA CIDADE DE MANAUS NAS ULTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

  • Débora Ramos Santiago
  • Tayana Corrêa Nazareth
  • Pery Teixeira
Palavras-chave: Fecundidade, desigualdade social, dinâmica populacional

Resumo

A fecundidade constitui um dos componentes da dinâmica populacional e exerce significativa influência no crescimento da população e na distribuição etária, sendo importante subsídio para o planejamento socioeconômico de uma cidade. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como base principal os dados do Censo demográfico de 2000 e do Atlas de Desenvolvimento Humano de 1991 e 2000. A fecundidade foi analisada a nível nacional, regional e mais detalhadamente a nível municipal, considerando as Unidades de Desenvolvimento Humano e categorias socioeconômicas como renda, nível de instrução, raça/cor e emprego feminino. Nas ultimas décadas a fecundidade na cidade de Manaus tem apresentado tendência declinante, com níveis próximos aos de reposição populacional. Porém esse declínio não ocorre uniformemente entre os diferentes espaços e categorias socioeconômicas, sendo a fecundidade mais elevada nos bairros mais pobres da cidade. A perspectiva para os próximos anos que é a fecundidade em Manaus continue sua tendência de declínio em todos os seus bairros e estratos sociais. Esse fenômeno demográfico modifica a demanda por escolas, creches, acesso à previdência e etc. Portanto ele deve ser entendido para que sejam atendidas as demandas sociais vigentes.

Biografia do Autor

Débora Ramos Santiago

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em população e desenvolvimento.

Tayana Corrêa Nazareth

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente cursa mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho

Pery Teixeira

Bacharelado em Matemática - Instiuto de Matemática e Estatística da USP (1972) e doutorado em Demografia pela UFMG (1997). Pós-doutorado no Centre Population et Développement (Paris-França, 2007). Atualmente é professor titular da UFAM.

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas