GT9 - 436 Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente da Região Noroeste Fluminense - COSEMA: limites e possibilidades

  • Dácio de Castro Vivas Neto
Palavras-chave: COSEMA, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense

Resumo

A Região Noroeste Fluminense é composta por 13 municípios e detém o menor IDH (indice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão projeta para os próximos 25 anos o PIB Total de 7,62% para a Região Norte Fluminense e apenas 4, 11 % para a Região Noroeste Fluminense. Fica assim, evidente a preservação da enorme diferença econômica entre as duas regiões que tende a se acentuar nos próximos anos.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais da primeira etapa de uma pesquisa participante realizada na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, no período de julho de 2009 a junho de 2010, visando identificar estratégias que tornassem possível um impacto positivo no cenário sócio-ambiental da região.
Logo, o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente da Região Noroeste - COSEMA, aprovado em novembro de 2009, em plenária realizada na Conferência Regional de Saúde Ambiental, São José de Ubá - RJ, apresentou-se como uma possibilidade de integração e reflexão sobre as políticas públicas desta região.

Biografia do Autor

Dácio de Castro Vivas Neto

Universidade Federal Fluminense

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas