GT9 - 3 ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO DO PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO ARCO METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO

  • Bruno Leonardo Barth Sobral
Palavras-chave: Arco Rodoviário, Arco Metropolitano, Região Metropolitana, PAC

Resumo

O momento atual é marcado por um quadro de instabilidade em termos mundiais, enquanto aprofundamento do processo de concorrência capitalista em um contexto controverso de incapacidade de regulação internacional. Todavia, os mecanismos de crescimento (e acomodação social) já demonstram sinais de retomada em termos nacionais. Isso indica que o padrão de acumulação no país vem oferecendo alternativas de superação cíclica, mesmo que o processo de transformação estrutural a partir da industrialização permaneça errático. Grandes projetos de investimentos em infraestrutura prosseguem e, ainda que com atrasos, aumentam as perspectivas para dinamizar a demanda agregada e fortalecer a posição competitiva da estrutura produtiva nacional.
A construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro destaca-se pelas grandes expectativas que cercam sua realização. Após o projeto ser discutido a mais de 30 anos1, finalmente está sendo executado e se trata da principal obra viária no Estado do Rio de Janeiro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal. Com uma extensão projetada de 145 quilômetros terá entroncamentos aos trechos norte e sul da BR-101 (Rodovia Translitorânea, incluindo as ligações Rio/Campos e Rio/Santos), à BR-040 (ligação Rio/Juiz de Fora, incluindo Rodovia Washington Luís) e à BR-116 (Rodovia Presidente Dutra, ligação Rio/São Paulo).

Biografia do Autor

Bruno Leonardo Barth Sobral

Possui Graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas