GT8 - 1232 TERRITÓRIOS ESTRATÉGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM AEROPORTO-CIDADE

  • Soraia Maria do S. Carlos Vidal UFRN
  • Maria do Livramento Miranda Clementino UFRN
Palavras-chave: Rio Grande do Norte, Região Metropolitana de Natal, Territórios Estratégicos, integração metropolitana

Resumo

O presente artigo teve origem em reflexões acerca do projeto do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal – RMN, estado do Rio Grande do Norte, sua inserção regional e seus desdobramentos sobre a estrutura e dinâmica da mesma região. Tais reflexões são decorrentes do projeto de pesquisa, que tem como objeto o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, “Pactos Socioterritoriais, Financiamento e Gestão Metropolitana”, que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Núcleo Natal do INCT-Observatório das Metrópoles, particularmente buscando identificar a repercussão dos projetos estruturantes, como o AGA, na dinâmica da Região Metropolitana de Natal, que congrega parte expressiva da dinâmica econômica do estado.
O estudo tem possibilitado realizar uma leitura da dinâmica urbana, regional e metropolitana a partir de projetos-estruturantes, os novos desafios impostos no seu processo de gestão e impactos imediatos, particularmente àqueles relacionados ao território e integração metropolitana. Esses impactos se referem ainda às consequências do processo de globalização na extensão do conceito de competitividade, abarcando países, regiões e empresas. Anteriormente restrita ao ambiente empresarial, nos últimos anos, a competitividade tem sido utilizada de forma recorrente para comparar regiões e cidades, envolvendo a discussão acerca do seu planejamento territorial, das oportunidades e mobilidade do capital e trabalho, bem como políticas e ações de governo direcionadas ao território. Em tal perspectiva, o desempenho econômico das cidades e do seu entorno, passou a ser uma categoria privilegiada de análise nos estudos urbanos recentes.
O pressuposto básico que orientou o trabalho aceita que a distribuição das atividades econômicas no território reflete e contribui, ao mesmo tempo, para o acelerado adensamento urbano. Ressalta-se que a partir de 2000 o Rio Grande do Norte vem apresentando modificações sensíveis na sua atividade produtiva, atreladas aos investimentos em infra-estrutura, ainda em desenvolvimento e a um mercado interno bastante limitado. Os investimentos que estão sendo realizados aparentemente buscam reduzir entraves e agregar valor em busca de maior poder de competitividade, o que poderá resultar na implantação de significativos projetos produtivos que poderão trazer dinamismo à sua economia, além de reorganizar a base produtiva local, e o Aeroporto de São Gonçalo é um desses projetos.

Biografia do Autor

Soraia Maria do S. Carlos Vidal, UFRN

Doutora em Ciências Sociais - Sociologia; Professora do Departamento de Políticas Públicas - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN; pesquisadora do Núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles.

Maria do Livramento Miranda Clementino, UFRN

Doutora em Economia; Professora Titular do Departamento de Políticas Públicas da UFRN e Coordenadora do Núcleo Natal INCT Observatótio das Metrópoles.

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas