GT8 - 1193 MORADIA E REDES SOCIAIS DE MIGRANTES NORDESTINOS: O CASO DE RIO DAS PEDRAS.

  • Heloisa Maria Alves de Oliveira
Palavras-chave: Rio das Pedras, Rio de Janeiro, MORADIA E REDES SOCIAIS, MIGRANTES NORDESTINOS, favela

Resumo

A proposta de pesquisa aqui exposta surgiu após visita informal à favelaii Rio das Pedras, no início de 2005. Na ocasião, dois fatos me chamaram a atenção, a existência no interior da favela de duas agências de viagens, que propiciavam o deslocamento dos moradores a cidades nordestinas; e o grande número de anúncios de comercialização de imóveis, expostos em toda a extensão do lugar.
Localizada em Jacarepaguá, mais precisamente nas proximidades da Barra da Tijuca, bairro habitado predominantemente por famílias de alto poder aquisitivo, Rio das Pedras assemelha-se as outras favelas cariocas por abrigar um grande número de nordestinos. Oriundas das mais diversas cidades da região, famílias inteiras buscam nas favelas cariocas a possibilidade de moradia a baixo custo, e de oportunidades de trabalho.
De acordo com o Anuário Estatístico do Rio de Janeiro (2006), Rio das Pedras possui cerca de 40 mil moradores, e ocupa atualmente, a quarta posição no ranking de maior favela da cidade, ficando atrás, apenas, de favelas como o Complexo do Alemão, Rocinha e Jacarezinhoiii. Além disso, pesquisa realizada em 2000 pelo Departamento de Sociologia e Política, PUC – Rio constatou que 54% da população são predominantemente nordestina, especialmente de Estados como a Paraíba (20%), Ceará (15%), Bahia (7%).
Durante pesquisa de campo realizada em fevereiro e maio de 2007 em Rio das Pedras, percebi que os moradores nordestinos do lugar passaram por outras favelasiv ou bairros periféricos do Rio de Janeiro. Encontrei pessoasv que já haviam morado em até quatro favelas cariocas, antes de se estabelecerem “definitivamente” no local.
Isso não significa necessariamente que Rio das Pedras constitui local definitivo para seus moradores, pois muitos deles apresentam trajetórias circulares, e deslocam-se freqüentemente entre o local de origem e destinovi. E muitas vezes, conforme estudos anteriores, essa circularidade acontece durante quase toda a vida dos sujeitos sociais (SILVA & MENEZES, 2004, GARCIA, 1990). Entretanto, me parece que a favela em questão tem exercido uma atração considerável entre aqueles que decidem permanecer na cidade do Rio de Janeiro.
Dessa forma, meu objetivo concentra-se em compreender, a partir do estudo de caso de Rio das Pedras, a constituição das redes sociais dos migrantesvii nordestinos na favela e a relação dessas redes na construção de territórios de moradia no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Heloisa Maria Alves de Oliveira

Socióloga, Doutoranda do IPPUR/UFRJ

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas