GT8 - 450 GRANDES PROJETOS URBANOS: EVOLUÇÃO CONCEITUAL À LUZ DA GESTÃO URBANA BRASILEIRA

  • LETÍCIA NERONE GADENS
  • LETÍCIA PERET ANTUNES HARDT
  • KLAUS FREY
Palavras-chave: Grandes Projetos Urbanos, GPU, mudanças de gestão

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal contribuir para a discussão conceitual sobre Grandes Projetos Urbanos (GPUs) à luz das mudanças de gestão e de controle do Estado sobre essas intervenções no cenário brasileiro. A relevância da temática adotada se fundamenta no destaque dispensado pela academia para projetos dessa natureza, além da necessidade de compreensão do assunto de forma mais aprofundada, uma vez que tanto o conceito de GPUs em si como suas diversas dimensões são objetos contínuos de controvérsias acadêmicas relevantes.
Nesse sentido, o problema central deste trabalho está focado na observação de que as alterações e as disputas em torno dos modelos de gestão pautaram diferentes enfoques de aplicação de GPUs, que ora se referem a grandes obras de infraestrutura, ora a intervenções de cunho estratégico. Dessa forma, a hipótese central da pesquisa fundamenta-se na possibilidade da utilização de GPUs como reforço dos modelos de gestão propostos.
Assim, o estudo é estruturado a partir de um questionamento conceitual que procura evidenciar as principais abordagens sobre o tema a partir da década de 1970, quando começa, no Brasil, a proposição e implementação de grandes obras urbanas. O delineamento de conceitos inicia com a abordagem positivista e crítica do tema, sendo, na seqüência, a proposição de GPUs relacionada aos modelos vigentes de gestão. Como considerações finais, é dada ênfase aos principais aspectos verificados, com enfoque no âmbito da gestão urbana acerca da implementação dessas grandes intervenções urbanísticas.

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas