GT6 - 1242 PLANEJAMENTO TERRITORIAL AUTÔNOMO VERSUS INSEGURANÇA URBANA: UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA PELA VIA DA “CIVILIDADE” EM FORTALEZA/CE.

  • Ivan da Silva Queiroz
Palavras-chave: insegurança urbana, território, autonomia, protagonismo coletivo

Resumo

O debate em torno do problema da insegurança que aflige as cidades no Brasil tem sido constante nas últimas décadas. Em razão desse interesse muito já foi lido, falado, escrito e debatido, o que suscita indagações do tipo: já não passa da hora de se colher os frutos de tamanho investimento analítico? Será que sobram análises e faltam propostas que se revertam em alternativas efetivas para o enfrentamento do problema em tela? Esse questionamento se explica pelo simples fato de que todos os indicadores do problema no Brasil, relativos às taxas da criminalidade violenta e a dinâmica do mercado de segurança privada, apontam o seu agravamento. Felizmente, começa a brotar experiências no país que indicam caminhos alternativos àqueles devotados à repressão policial, fortificação territorial e auto-encarceramento. O presente ensaio tem como propósito central a reflexão em torno de uma experiência pontual desse tipo, de base territorial-autônoma, situada na capital cearense. Tomou-se como parâmetros de reflexão as idéas de insegurança urbana, território, autonomia e protagonismo coletivo.

Biografia do Autor

Ivan da Silva Queiroz

Professor do Departamento de Geociências da Universidade REgional do Cariri - URCA e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU/UFPE

Publicado
2019-01-17
Seção
Sessões Temáticas