GT6 - 1164 RIOS DE RONDÔNIA : JAZIDAS DE MEGAWATTS E EXPROPRIAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

  • Arsênio Oswaldo Sevá Filho
  • Renata da Silva Nobrega
  • Luis Fernando Novoa Garzon
Palavras-chave: Amazônia

Resumo

Até a década de 1960, os rios da Amazônia brasileira eram considerados como as mais importantes, e muitas vezes as únicas, vias de comunicação dos seus habitantes com o restante do país e do mundo. Seus peixes e outros animais aquáticos – tartarugas, peixes-boi, jacarés - se constituíam na principal fonte acessível de proteínas para os moradores próximos.
Isso vem se alterando desde os mais tristes anos da história recente desse país, o tempo da ditadura capitalista aliada aos latifundiários e saudosos do escravagismo, sob a tutela dos oficiais militares que deram os golpes de Estado em 1964 e 1968. A ordem deles na Amazônia foi “integrar para não entregar”. Aos seus aliados, em particular os empreiteiros e industriais que ajudaram a financiar a repressão sobre os opositores e as lideranças populares, foi dada a recompensa de abrir minas e montar garimpos muito rentáveis, construir as longas estradas amazônicas, pilhando as melhores madeiras de lei, e ...fazer as primeiras usinas hidrelétricas. Tudo com o polpudo auxilio dos “incentivos fiscais”, (abatimentos e reduções de impostos) e de agencias federais e governos estaduais cedendo serviços e terras públicas para diminuir os custos de tais investimentos.
Considerada como a 1a. hidrelétrica na Amazônia brasileira, começou a operar em janeiro de 1976 no rio Araguari, Amapá, a usina do Paredão, da estatal Eletronorte inundando cerca de 2.300 hectares. Teve como finalidade garantir a eletricidade para a exportação de manganês (Serra do Navio - Porto Santana), explorado pela Icomi, uma sociedade entre o capitalista brasileiro Antunes, de MG, e a norte-americana Bethlehem Steel. Atualmente denominada “Usina Coaracy Nunes”, sua potencia de 78.000 kilowatts (kW), ajuda no suprimento da capital estadual Macapá,
Na mesma época, foi construída uma usina no rio Curuá-Una, alagando cerca de 8.000 hectares, para abastecer Santarém, no Pará. Hoje, com 30.000 kW instalados, ainda não garante o fornecimento seguro para aquela importante cidade com mais de 270 mil habitantes.

Biografia do Autor

Arsênio Oswaldo Sevá Filho

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781582H5

Renata da Silva Nobrega

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4778983D6

Luis Fernando Novoa Garzon

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797487J5

Publicado
2019-01-17
Seção
Sessões Temáticas