GT6 - 1055 NORDESTES NA CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA E EM OUTRAS FALAS
Resumo
O trabalho sintetiza resultados de investigação que interpreta construções de idéias de Nordeste, dos anos 1920 à década de 1990, presentes na cinematografia brasileira e em outros tipos de discursos, como documentos do planejamento estatal, manifestos e jornais partidários. Tomando a filmografia como fio condutor à pesquisa e à argumentação, o trabalho examina particularmente películas que constroem Nordeste focadas em temáticas do urbano, do sertão e do sertão/cangaço, sempre por intermédio da consideração de relações dialógicas dessas películas com outros discursos, sejam fílmicos ou de outra natureza. Especificamente são discutidos sob a perspectiva em pauta os filmes “A Filha do Advogado” (Jota Soares – 1926), “Lampião, Rei do Cangaço” (Benjamim Abrahão – 1936 / Alexandre Wulfes, Al Ghiu - década de 50), “O Cangaceiro” (Lima Barreto – 1953), “Vidas Secas” (Nelson Pereira dos Santos – 1963), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha – 1964) e “Baile Perfumado” (Lírio Ferreira e Paulo Caldas – 1996); e os documentos “Manifesto Regionalista” (Gilberto Freyre – 1926), “Relatório do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste” (Presidência da República – 1959) e “Jornal Novos Rumos” (Partido Comunista Brasileiro – 1959/1964).