GT6 - 911 REMOÇÃO DE FAVELAS E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO: A APROPRIAÇÃO SOCIAL DE UM NOVO ESPAÇO PELA PERCEPÇÃO DE MORADORES REMOVIDOS

  • Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda
Palavras-chave: REMOÇÃO DE FAVELAS, APROPRIAÇÃO SOCIAL, MORADORES REMOVIDOS

Resumo

A remoção de favelas marca fortemente a atual política de habitação das cidades de porte médio1. Campos não constitui exceção, pois possui atualmente 18 conjuntos habitacionais2, 14 destes construídos a partir de 1999. Contudo, raramente são elaboradas políticas de urbanização das favelas. No início de 2009, a atual prefeita anunciou a construção de 5.100 unidades habitacionais dividas em mais 13 conjuntos habitacionais. A remoção é tratada como solução para a questão habitacional, bem como para outros municípios da região norte fluminense.
Este tipo de política pareceria retomar a política de remoção, que marcou fortemente a cidade do Rio de Janeiro durante a década de 60. Ocorre, entretanto que esta política já se provou ineficaz para solucionar o “déficit” habitacional e a “promoção” social. Este retorno é marcado pela descentralização da política habitacional3 e o abandono à crítica. Estudos4 evidenciaram que as políticas de remoção possuem grandes efeitos: além de aumentar o tempo e os custos de locomoção, encarecem os gastos com água, luz, gás, provocando inadimplência, e agravam a pobreza e a “exclusão” social. O problema pode ser colocado do seguinte modo: até que ponto a retomada da política de remoção reflete e corrige os erros do passado?
O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a política de remoção de favelas de Campos dos Goytacazes (entre 1999 e 2009), a partir da percepção dos principais atores envolvidos: moradores removidos da favela da Aldeia e de outros bairros de Campos. Foi definido como objeto de estudo o conjunto habitacional da Aldeia, já que este constituiu um dos primeiros passos deste tipo de política que parece destinada a se expandir. Interessa saber, através da memória coletiva dos moradores removidos, como a reconfiguração espacial afetou a identidade coletiva e os laços de solidariedade local uma vez que também foram removidos para o residencial famílias de outras áreas da cidade o que gerou conflitos.

Publicado
2019-01-16
Seção
Sessões Temáticas