GT6 - 887 VALORES CULTURAIS E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DO LUGAR ENTRE A FAVELA E O CONJUNTO DE APARTAMENTOS: O CASO DE ABENÇOADA POR DEUS, RECIFE

  • Edinéa Alcântara de Barros e Silva
  • Circe Maria Gama Monteiro
Palavras-chave: Recife, conjunto habitacional, Favela, Moradia de Baixa Renda, Produção do Lugar, Cultura

Resumo

O que faz com que moradores de baixa renda prefiram voltar para as palafitas a morarem em um apartamento de dois quartos de um conjunto habitacional?
Planejadores, gestores e técnicos que formulam e executam políticas e projetos habitacionais poderiam se surpreender ao ouvir uma moradora de um conjunto habitacional mencionar que “preferia voltar pros ratos e pras baratas, que não faz (sic) mal a ninguém”.
Esta frase deveria fazer eco e produzir reflexões sobre os padrões e modelos de solução habitacional, principalmente se foi dita por uma moradora que experienciou a vida tanto na palafita como no conjunto. Pra melhor refletir sobre a questão este artigo analisa o Conjunto Habitacional Abençoada por Deus, um caso emblemático de solução habitacional verticalizada para baixa renda, com 428 apartamentos doados pela Prefeitura do Recife aos moradores da antiga Comunidade Abençoada por Deus, localizada à beira do rio entre áreas residenciais da cidade do Recife.
A opção da moradora de voltar para as palafitas onde morava na beira do Rio Capibaribe não significa exatamente “voltar pros ratos e pras baratas”, mas principalmente voltar para a vida que tinha lá. Para melhor desenvolver o argumento é preciso conhecer as peculiaridades da vida que as pessoas levavam na antiga palafita à beira do Rio Capibaribe e comparar com a vida que passaram a levar no conjunto habitacional. Este exercício objetiva contribuir com a discussão sobre a adequação de soluções habitacionais de modo que possam possibilitar melhorias a longo prazo e uma vida com maior satisfação para os moradores.
A produção de moradias para pessoas de baixa renda é um tema amplamente debatido e estudado, o que as vezes remete a sensação de que não há nada de novo a ser dito. No entanto, as inadequações das soluções habitacionais implantadas recentemente demonstram que muito ainda necessita ser pensado tanto no âmbito das políticas públicas, como da produção acadêmica.

Biografia do Autor

Edinéa Alcântara de Barros e Silva

Doutoranda em Desenvolvimento Urbano

Circe Maria Gama Monteiro

Professor titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do MDU

Publicado
2019-01-15
Seção
Sessões Temáticas