GT5 - 1067 MANAUS ILUMINADA PELA BORRACHA: MUDANÇA TECNOLÓGICA E MODERNIZAÇÃO URBANA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

  • Chélen Fischer de Lemos

Resumo

Em meados dos anos 1850, a borracha começou sua ascensão como produto de exportação na Amazônia brasileira. Atraiu investimentos e mão-de-obra por meio de migrações intra e extra-regionais e setoriais, especialmente da agricultura, e se tornou o principal gênero da produção amazônica, até meados da segunda década do século XX.
Fortunas foram acumuladas e o excedente gerado foi aplicado principalmente em melhorias urbanas nas capitais Belém e Manaus, na construção de prédios públicos e privados e na criação de equipamentos e serviços urbanos. Pouco foi investido na construção de um parque industrial ou mesmo no beneficiamento da principal fonte de riqueza, a borracha.
A introdução sistemática da iluminação pública nas principais capitais amazônicas coincide justamente com a ascensão da economia da borracha. Esse texto investiga os diferentes sistemas de iluminação, especialmente a passagem (não automática) de um tipo de tecnologia – a iluminação a gás – para outro – a eletricidade – nos serviços de iluminação pública, bem como sua relação com as melhorias e o desenvolvimento urbano na cidade de Manaus no final do século XIX e início do século XX.
Na realização da pesquisa, foram analisadas particularmente as formas contratuais dos serviços, os problemas na prestação dos serviços, as tecnologias empregadas e os conflitos relacionados aos sistemas de iluminação.

Publicado
2018-11-28
Seção
Sessões Temáticas