GT5 - 900 Entes Públicos e Privados no Planejamento e na Produção do Território: O Caso de Juiz de Fora

  • Aline Lima Santos
  • Thereza Carvalho Santos

Resumo

O princípio da história de Juiz de Fora está diretamente relacionado a vários caminhos, que tiveram fundamental importância na sua formação e no seu desenvolvimento inicial: o Caminho Novo; a Estrada Nova do Paraibuna; a Rodovia Companhia União e Indústria; e a Estrada de Ferro.
No século XVIII, a descoberta de ouro na Província de Minas Gerais propiciou a constituição de caminhos que ligavam as áreas mineradoras, no interior do país, até o litoral. Entre esses, estava o Caminho Novo, aberto por Garcia Rodrigues Paes Leme em 1703, e concluído por Domingos Rodrigues da Fonseca, em 1709. Ele partia da Borda do Campo – atual Barbacena – e atravessava a Mantiqueira, até chegar ao Rio de Janeiro, facilitando o transporte do ouro extraído das minas, ao diminuir a distância até a Serra do Mar (ESTEVES, 1915). Assim, a Coroa Portuguesa procurava evitar o contrabando e o transporte do ouro por caminhos alternativos, utilizados como fuga dos altos impostos cobrados sobre a extração.
Para estimular a ocupação da região, várias sesmarias foram concedidas pelo Rei de Portugal ao longo do Caminho. Além de pagar tributo à Coroa, era obrigação do sesmeiro plantar roças, para fornecer alimento para os tropeiros, e cuidar do trecho do Caminho Novo que passasse por suas terras, com o risco de perder sua concessão, caso não atendesse seu comprometimento em um prazo de dois anos. Dessa forma, foram surgindo povoações, em torno dos ranchos e das fazendas.

Publicado
2018-11-28
Seção
Sessões Temáticas