GT5 - 859 A CONSTRUÇÃO DE UM MÉTODO: A MEMÓRIA DO PLANEJAMENTO REGIONAL NA CESP

  • Mônica Peixoto Vianna

Resumo

Dentro do conjunto de empresas que criaram núcleos residenciais para seus empregados no Brasil durante o século XX situam-se as de geração de energia elétrica privada e, sobretudo, as estatais. As primeiras usinas foram implantadas a partir do final do século XIX e, já em 1889, inaugurou-se a primeira usina hidrelétrica de maior porte e para uso público em Juiz de Fora, Minas Gerais.
No interior do Estado de São Paulo, as primeiras empresas de energia elétrica também foram montadas ainda no século XIX, algumas junto a fábricas têxteis. Para a implantação de usinas hidrelétricas de maior porte, constatou-se que era necessária a construção de “vilas definitivas”, nas quais se instalavam os engenheiros e técnicos da usina, e a existência de “vilas provisórias”, destinadas aos trabalhadores absorvidos no período de obras.
O estabelecimento da infra-estrutura para acomodar os trabalhadores envolvidos na construção de obras de geração de energia, principalmente nas de grande porte, era de fundamental importância para o desenvolvimento do programa executivo da obra principal. Como uma tarefa que implicava múltiplos e complexos aspectos, não só pelo fato de equivaler à implantação de uma aglomeração nova, mas principalmente porque, normalmente, eram implantadas em regiões isoladas e acabavam envolvendo profissionais de diferentes áreas.
As empresas concessionárias de energia elétrica freqüentemente construíam e administravam vilas e núcleos residenciais destinados a seus funcionários. As finalidades principais desses espaços eram abrigar, durante a construção da usina, os trabalhadores chamados barrageiros e os responsáveis pela operação da usina, seus operadores. Enquanto as maiores vilas de barrageiros chegavam a atingir o porte de cidades, com 20 ou 30 mil pessoas, as vilas de operadores normalmente abrigavam apenas algumas centenas de pessoas.
Os primeiros núcleos residenciais foram construídos em virtude do isolamento em que estavam as usinas, como fator de atração e fixação dos empregados naqueles locais. Posteriormente, as cidades e regiões próximas aos empreendimentos foram crescendo e se desenvolvendo. Assim, a opção por casas localizadas em uma ou mais cidades foi uma alternativa usada por algumas empresas, visando, sobretudo, à redução de custos relativos à infra-estrutura.

Publicado
2018-11-28
Seção
Sessões Temáticas