GT5 - 690 UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA DO ESTUDO DO PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000

  • Clovis Ultramari
  • Rodrigo José Firmino
  • Séfora F. P. Silva

Resumo

Recentemente, parece haver uma tendência em se empreender estudos sobre a produção acadêmica nacional e estrangeira em diversas de suas áreas investigativas. Muitos desses estudos se lançam à difícil tarefa de analisar não apenas a natureza dessa produção acadêmica, mas igualmente à sua qualidade. Tais iniciativas se concretizam pela inerente necessidade científica de se conhecer, a partir de preocupações epistemológicas mais estritas, mas também pelo interesse de se avaliar escolhas temáticas ou pela necessidade de, uma vez conhecido, servir-se, para fins diversos, do impressionante volume de produção acadêmica disponível. Não raro, estes estudos bibliométricos subsidiam o desenho de panoramas temporais no desenvolvimento da ciência em suas diversas ramificações temáticas e no todo da produção científica mundial, regional ou de países específicos.
O objetivo deste artigo se resume a entender o perfil da produção científica nacional sobre uma temática especifica, no recorte adotado, sem jamais conter a pretensão de avaliá-la qualitativamente, seja simplesmente pelo propósito que lhe foi dado, seja pela consciência da dificuldade já conhecida dessa empreitada.
A decisão pela realização deste artigo surge primeiramente da necessidade de compilação de material com o propósito de “mapear” o debate sobre a questão urbana brasileira realizado por sua própria comunidade científica. O principal foco deste estudo concentra-se na observação de recorrências ou negligências da produção acadêmica nacional relativamente àquilo que se considera central para as politicas urbanas contemporâneas: participação, políticas de participação democrática ou planejamento participativo. Assim, buscou-se neste estudo (base para a apresentação da presente proposta), uma perspectiva histórica de abordagem de temas que se relacionassem direta ou indiretamente às seguintes palavras-chave: Participação Comunitária; Participação Popular; Vazios Urbanos; Estatuto da Cidade; e Reforma Urbana.

Publicado
2018-11-28
Seção
Sessões Temáticas