GT3 - 793 A EXPOSIÇÃO COLOMBIANA DE CHICAGO DE 1893 E O ADVENTO DO URBANISMO NORTE-AMERICANO

  • José Geraldo Simões Junior

Resumo

A Exposição Colombiana, como o próprio nome diz, fez parte das comemorações dos 400 anos de descoberta da América por Cristóvão Colombo. Era para ter sido realizada em 1892, mas seus organizadores não conseguiram viabilizá-la em tempo.
Essa Exposição de Chicago inseria-se no âmbito das inúmeras Exposições Universais, que na segunda metade do século XIX foram organizadas em várias cidades da Europa e Estados Unidos, para divulgar os então recentes progressos tecnológicos decorrentes da Revolução Industrial.
A Exposição adquiriu relevância também por um outro aspecto. Foi nesse encontro onde se registrou, pela primeira vez, em ambiência americana, um fórum propondo soluções para organizar o caos urbano em que se encontravam as grandes cidades norte-americanas. A imensa área destinada a abrigar os pavilhões de exposições, foi planejada em escala monumental, formada por diversos edifícios, palácios, circundando enorme espelho d’água, que ficou conhecido como a White City. Tal modelo, organizado, coerente e esteticamente ideal, vinha ao encontro dos anseios da população, em especial de Chicago, que na época era a segunda maior cidade dos Estados Unidos, contando com mais de 1 milhão de habitantes.
Chicago, nessa época, vivia as conseqüências perversas da política do bossism (ou laissez-faire urbano) - os “boss” ofertavam serviços mínimos aos imigrantes em troca de votos eleitorais, fazendo que as cidades fossem vitimas de uma política urbana completamente descontrolada, atendendo somente aos interesses políticos e especulativos decorrentes dessa prática. Além disso, devido à intensa imigração, havia grande incômodo nos membros da classe media com a heterogeneidade sócio-econômica e de usos existentes na vizinhança dos locais onde habitavam. Não eram só as residências operárias e de imigrantes pobres que incomodavam, mas também a sujeira e o barulho das indústrias.1
Deste cenário emergiram reações sociais, especialmente desses membros da nascente classe média, de sociedades de classe, de associações de pequenos comerciantes e de empresários (como os rotarianos a partir de 1900) que por suas pressões políticas, induziram ao aparecimento de medidas normativas para disciplinar a ocupação do solo
(como o zoning 2) assim como para melhorar as condições estético-ambientais do espaço urbano. Deste último aspecto é que derivariam os condicionantes para a emergência de uma manifestação tipicamente norte-americana: o movimento City Beautiful.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas